O uso do marketing sazonal é bastante comum quando se trata de criação de estratégia de vendas na área comercial e varejista. O que não falta é vermos ao longo dos anos, as datas comemorativas ser utilizadas como método de alcançar grandes vendas e divulgação das lojas, não é mesmo?
Mas você sabe o que é, de fato, o marketing sazonal?
O Marketing Sazonal é uma estratégia que utiliza e aproveita o relacionamento de datas especiais do calendário para o impulsionamento de vendas e manter os setores de marketing e comercial mais aquecido, oferecendo crescimento nos lucros do negócio para um certo período de tempo.
Este tipo de estratégia se adapta em várias épocas do ano com o principal objetivo de promover por meio de promoções a imagem da empresa no mercado, por um período temporário.
Para esse tipo de impulsionamento, é necessário meses de antecedência na criação e planejamento das campanhas, tendo um objetivo e meta no crescimento durante a data comemorativa escolhida, já que a chance de aumento será maior que em dias mais comuns que a sua empresa possui.
Dentre as diversas estratégias que a empresa pode criar no marketing sazonal, há várias maneiras que o seu negócio possa explorar a época de festividades, como:
- Marketing de conteúdo;
- E-mail marketing;
- Criação de campanhas publicitárias;
- Promoções de vendas limitadas no período comemorativo.
Trabalhar e abordar as datas comemorativas em relação ao segmento da sua marca significa um bom planejamento. Por isso, primeiramente, é muito importante mapear as datas que podem impactar o seu negócio, pois mais importante do que interligar uma data comemorativa forte no mercado com o seu segmento.
Por exemplo, se sua empresa é de lojas de brinquedos, claramente a data comemorativa mais importante e de maior impacto para o seu segmento será o Dia das Crianças, mas também pode levar em consideração, o fim de ano, principalmente o Natal, na qual ganhar/receber presentes também tem um grande significado para o dia.
Tudo isso depende exclusivamente de como será a estratégia de abordagem que a sua marca irá colocar para os seus consumidores.
Agora que explicamos o que de fato o marketing sazonal pode trazer o diferencial para a sua marca, listamos algumas dicas essenciais para o melhor impulsionamento em datas comemorativas:
- Crie um bom cronograma: Antes de investir em qualquer data festiva, é muito importante saber e reconhecer quais são as datas que mais tem a ver com o seu público e segmento;
- Estabeleça uma mensagem para a sua campanha: Traçar e divulgar uma campanha com um objetivo proposital para os seus consumidores é de extrema importância, na qual eles poderão se identificar ainda mais com a finalidade o impulsionamento das vendas;
- Analise os resultados: Cada ação gera uma reação, e por isso é super importante analisar quaisquer os resultados que a sua empresa conquistou com o período da campanha da data comemorativa, observar os pontos positivos e negativos.
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