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Comunicação Interna? Veja o que é e aprenda 10 estratégias para sua empresa

Você já parou para pensar sobre a importância da comunicação interna na sua empresa? Alias, você sabe o que é isso?


Com o objetivo de integrar os objetivos e ações de uma empresa, a comunicação interna auxilia os colaboradores a planejarem melhor as estratégias e ações para que as metas sejam alcançadas. Assim, cada ação é executada com o conhecimento dos indivíduos e estes estão alinhados com cada passo do processo.


Tendo um bom planejamento estratégico para seu negócio, esse tipo de comunicação ajuda a manter sua empresa organizada, através de compartilhamentos de informações relevantes, e seus colaboradores motivados, deixando os valores da sua empresa sempre no consciente, de modo que cada passo seja feito de acordo com as diretrizes estabelecidas.



Manter a estratégia de comunicação interna auxilia não só na melhora dos relacionamentos interpessoais dos colaboradores, como ajuda com a cooperação entre eles. Consequentemente, o nível de produtividade aumenta muito, pois há uma interrupção de ruídos externos; cada um entende seu papel, importância e impacto.


Fica claro que quando se atinge esse nível de comunicação e relação interpessoal a taxa de rotatividade cai, já que os colaboradores estarão sempre motivados e cientes de seu papel e diferencial dentro da sua da empresa.


Um outro fator primordial que a boa comunicação interna ajuda a melhorar é o efeito de uma crise. Um bom exemplo disso é quando uma empresa passa por um momento difícil e resolve mostrar aos colaboradores sua real situação e as estratégias projetadas para melhorá-la, consegue-se reforçar a união entre os funcionários. Manter um canal de comunicação é outra excelente ideia para fortalecer a comunicação e promover o crescimento da empresa, já que feedbacks são sempre positivos e importantes.


Quer dicas para levar esse clima para sua empresa? Siga essas estratégias na sua empresa e veja como os resultados serão alcançados muito mais rapidamente e de forma cada vez mais eficaz.



1) Conheça sua empresa e colaboradores;

2) Elabore um planejamento para a implementação e manutenção da comunicação interna;

3) Incentive a comunicação clara e acessível;

4) Seja transparente com os colaboradores e incentive esse comportamento;

5) Desburocratize a comunicação entre os departamentos;

6) Ouça o que os colaboradores tem a falar, suas sugestões são sempre relevantes de uma forma ou outra;

7) Utilize diferentes canais de comunicação;

8) Crie ações e eventos de relacionamentos, promovendo sempre a participação e interação;

9) Reconheça os esforços dos colaboradores;

10) Acompanhe e otimize os indicadores da sua empresa a partir do que é dito pela troca de informações internas.


Nosso texto e dicas te ajudaram? Continue com a gente e veja mais conteúdos que temos para você!



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