Para qualquer empresa, independente de qual é o segmento do seu público-alvo, fazer o planejamento e análise SWOT, podendo assim otimizar melhor como a marca deverá se comportar diante de crises, concorrentes, o público direto e diversas divulgações futuras.
O que é análise SWOT?
A Interage te explica!
A análise SWOT é uma ferramenta gerencial que tem como objetivo auxiliar na elaboração do planejamento estratégico da empresa, por meio de uma matriz SWOT onde a empresa é capaz de analisar e avaliar a estrutura interna do negócio identificando as forças e fraquezas no segmento. Além disso, a análise SWOT tem como finalidade avaliar o ambiente externo da empresa, identificando as possíveis ameaças e oportunidades que a empresa pode sofrer no mercado futuramente.
O significado de SWOT:
Strengths (Forças) - Os pontos fortes internos das empresas, como bom serviço prestado para clientes;
Opportunities (Oportunidades) - As desvantagens que a empresa tem quando comparada aos concorrentes, como imagem negativa no mercado; Weaknesses (Fraqueza) - Pontos externos que são positivos e que podem aumentar a vantagem da empresa sobre os concorrentes, como falência de empresa concorrente; Threats (Ameaças) - Pontos externos que podem colocar em negativo a competitividade da marca no mercado, como novos comerciantes no mercado.
Essa ferramenta ficou mais conhecida no Brasil como FOFA:
Forças Oportunidades Fraquezas Ameaças
Esse tipo de análise pode ser empregada em diversos tipo de atividades da empresa, que vão desde a manutenção de um site até a gestão geral do negócio, garantindo e reconhecendo as vantagens e desvantagens que podem ocorrer futuras sobre o mercado e segmento da empresa.
É de extrema importância esse tipo de ação para uma marca, seja ela que esteja dando seus primeiros passos no mercado ou marca já muito bem posicionada no segmento, pois sendo assim podemos considerar o verdadeiro preparado para lidar com diversas ações que podem surgir, tanto positivas quanto negativas.
Esse tipo de planejamento estratégico pode ser considerado como um conjunto de ações administrativas que possibilita à organização se manter integrada ao mercado do seu segmento, garantindo o melhor posicionamento diante de conquistas e falhas.
Como utilizar a análise SWOT em franquias?
Como já dissemos, esse tipo de planejamento tem como objetivo reconhecer os pontos fracos e fortes da sua empresa, e para isso é necessário:
- Fazer uma análise dos fatores internos;
- Analise os fatores externos; - Analise os ambientes externos que abrangem: o micro e o macrooambiente;
- Desenha a matriz SWOT.
Lembrem-se: a análise SWOT não é um bicho de sete cabeças mas sim, uma grande solução em reconhecer o que há de melhor na sua empresa e a capacidade de agregar ainda mais valores e reconhecimento no mercado, com o objetivo saber o momento futuro que a empresa quer e necessita atingir para tanto para o externo quanto para o crescimento interno de cada colaborador pois uma empresa muito bem estruturada internamente consegue aproveitar ainda melhor as futuras oportunidades que surgem externamente.
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